Surgidos no Brasil como cobogós, os elementos vazados se renovaram nos últimos anos com variedades de cores, materiais e desenhos. Hoje, podemos encontrá-los em cerâmica, cimento, com acabamento ou não, designs contemporâneos, retrôs ou clássicos. Mais recentemente, a marcenaria tem entrado com a mesma função em paineis vazados dividindo espaços com os mais variados desenhos. Estes são muitas vezes elaborados por arquitetos, perdonalizado ao projeto e ao cliente trazendo requinte e conforto ao ambiente.

Elemento com desenho bem árabe, presente na casa cor sp 2018

 

Arquiteto Gabriel Kogan em frente do projeto Casa cobogó, do escritório que leva o nome de seu pai, Marcio Kogan, com elementos de design assinado

 

Neste projeto do Studio Arthur Casas, um cobogó também com linhas contemporânes

 

Elemento cimentício, com pintura, que leve o próprio nome de referência: muxarabi.

 

Com a idéia de muxarabi (elemento arquitetônico da arquitetura árabe que permitia que as mulheres observassem a rua sem serem vistas), os elementos vazados dão privacidade onde desejado e brinca com as luzes, muitas vezes criando um espaço mais interessante pela iluminação e cenário dramático que pelo elemento em si.

Efeito de luz na Casa Cobogó, de márcio Kogan

 

Neste caso acima, mescla de modelos dos mais comumente encontrados

 

Esses elementos podem ser usados tanto na área externa como na interna e podem servir como soluções diferentes como: divisor de ambientes, elemento de fachada, para ventilação e decorativo.
É necessário considerar a limpeza e o uso do ambiente para que o elemento vazado não gere um transtorno ao proprietário no dia a dia.
O custo varia conforme modelo, fabricante, se tem um designer renomado por trás e acabamento. No entanto há modelos bastante interessantes em cimento já a partir de R$20 a peça e não são necessárias muitad peças para fazer a diferença se usado da maneira correta.
Por ser uma carga pesada, o frete costuma ser mais caro, sendo melhor comprar de um fabricante próximo, se possível.
Você gosta dos elementos vazados? Tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer? Comente aqui embaixo ou na postagem do instagram.