Usado há muitos séculos, o ladrilho hidráulico é um revestimento de cimento, com desenhos ou liso, que surgiu como alternativa ao mármore e à cerâmica, sem necessitar de cozimento, já que é prensado e deixado secar. O processo é artesanal e, portanto, parte de sua beleza vem de pequenas irregularidares nas bordas e imperfeições no ton da tinta ou em pequenos detalhes nos desenhos que não são precisos como os pisos industrializados.

O primeiro contato da nossa geração geralmente acontece através dos pisos em igrejas católicas e catedrais o qur ptova a sua durabilidade perante o desgaste do uso. No entanto, hoje podemos contar com uma infinidade de desenhos e padrões, desde os mais clássicos até os mais contemporâneos. Em algumas fábricas é até possível criar o seu próprio desenho mandando fazer as formas para um projeto único.

Studio da Comunidade Italica, por Lilian de Oliveira Arquiteta, com parede em ladrilho em escama de peixes da Dalle Piagge Ladrilhos

Detalhe do ladrilho da Comunidade Italica em escama de peixe, por Lilian de Oliveira Arquiteta.

Um dos principais benefícios do ladrilho é seu uso democrático. Pode ser usado em todos os ambientes, no piso, parede e teto (este último desde que com devidas escoras no assentamento), em áreas molhadas ou não – aplicando uma resina própria no caso positivo.

Os formatos clássicos são os de 20x20cm, mas existem também os hexagonais que estão em alta. Há também os com relevo para uso em área externa onde é necessário ser antiderrapante ou ter sinalização para deficientes visuais.

Hexagonal em 2 tons, por @estudiogt, da Dalle Piagge Ladrilhos

Hexagonal em paleta de cores mais ampla, por @lia.arq, ladrilhos Ladrilar

A criatividade com o ladrilho é infinita. Existem muitos tons e desenhos a serem combinados, podendo respeitar o desenho pré pensado ou fazer uma miscelânea e mudanças de sentido das peças respeitando uma paleta de cores ou variando como se fosse um patchwork – usando sobras da fábrica e poupando tempo de recebimento.

Ladrilhos em patchwork encomendado, no limite com madeira, pelo escritório Sidney Quintela Arquitetos, ladrilhos da Dalle Piagge.

Ladrilhos com letras também estão com seu uso aumentado, podendo criar logotipos, mensagens ou até mesmo um caça palavras, interagindo e participando dos ambientes – muito além do que um simples revestimento.

Parede com caça palavras em ladrilhos hidráulicos, pela Doma Arquiteturao

Os pedidos às fábricas são feitos sob encomenda devido a particularidade de cada projeto e também por serem feitos na quantidade exata do projeto. Exige um tempo de espera para a secagem das peças e entrega, mas o resultado sempre vale a pena.

O assentamento

Alguns cuidados devem ser tomados na hora do assentamento. Por ser poroso, qualquer sujeirinha de massa, se não for limpo na hora, pode manchar a peça, da mesma forma como o martelo de assentamento, que deve ter borracha branca ou ser protegida por um pano limpo. É possível colocar ou não rejunte. A regra anterior também vale nesse caso. A limpeza tem que ser imediata a fim de poupar a peça.