Na última semana, a Pantone, anunciou a cor oficial de 2019: Living Coral.

Living Coral, a cor definita pela Pantone para 2019

A escolha de uma cor determina tendências para os próximos lançamentos e para novas coleções de um produto já lançado. Isso vai desde anúncios publicitários, tecnologia (celulares e cores de sites, por exemplo), moda e beleza, até a indústria moveleira, de decoração e construção.

Para a escolha da cor do ano, os especialistas pesquisam tendências de cores consistentes no mundo todo e em diversos setores. Em uma palestra online pela Pantone Color Institute, a cor escolhida aparece desde décadas atrás na arte e moda, podendo hoje trazer um ar retrô. Já atualmente é usada como forma de se destacar e em peças mais ousadas na moda. Um exemplo é o logotipo da airbnb, com fundo na cor para se destacar das demais como algo novo e diferente – compatível com a proposta do serviço de acomodações. A apresentação, segundo a psicologia das cores, define a cor como nutriente, otimista e alegre. Incitando uma interação social, autenticidade e trazendo novas experiências. Em suma, traz uma mistura de estimulante com natural – já que encontramos essa cor na natureza.

Bike retrô em living coral

O recado da Pantone, é ‘have fun’, ou seja, divirta-se, numa forma a estimular a criatividade. Uma das referências do uso dessa cor é a cantora Cindy Lauper, que inclusive sempre trouxe a mensagem em suas músicas e atitude.

Uso da cor Living coral e complementos na arquitetura comercial

 

Living Coral como ponto de destaque

 

Living coral em mobiliário na decoração residencial

Na arquitetura e decoração, a cor deve ser usada como ponto focal, de destaque, e não como cor predominante – no entanto, a criatividade pregada permite esse uso também. Para complementar, a Pantone lançou cinco paletas de cores que complementam o Living Coral trazendo sensações bastante diferentes. Criar sua própria paleta também é um incentivo da empresa.





Ninguém é obrigado a seguir uma tendência, mas já podemos considerar que essa cor deverá aparecer nas peças mais clássicas da construção e decoração. Ela e suas cores complementares já apareceram em ambientes de mostras como na CasaCor SP, no Transtudio, ou em revestimentos, como os hexagonais 3d, da decortiles (imagem abaixo), ou ladrilhos hidráulicos bastante usados atualmente. Seja em cadeiras clássicas como também em cubas, metais, tintas e revestimentos o Living Coral e suas complementares devem aumentar em disponibilidade e vale a pena conferir as próximas feiras de revestimentos. O rosè que já está em evidência só vai se fortalecer com essa cor de 2019.

Hexágono 3d Rosè, da decortiles, dentro das paletas da living coral