A construção de um edifício requer o detalhamento e cuidado em diversas etapas para se conseguir a qualidade e conforto almejados. Dentre estas etapas, a impermeabilização é de suma importância para se alcançar a salubridade do espaço construído, sendo que projetos maiores possuem até um projeto especifico para impermeabilização.

A impermeabilização dos materiais em uma obra é muitas vezes negligenciada ou deixada em segundo plano, podendo trazer problemas futuros bem onerosos. Uma impermeabilização inexistente ou mal executada faz com que diversos sistemas percam qualidade e se deteriorem antecipadamente, caso de pinturas, revestimentos, alvenaria, lajes e até mesmo em casos extremos a estrutura da construção. Desta forma, é imprescindível que a impermeabilização correta seja feita desde a fundação até a cobertura, passando pela alvenaria e demais sistemas na qual ela se faça necessária. Seja através de mantas asfálticas ou impermeabilizantes líquidos para uso sobre alvenaria ou aditivos para concreto, a impermeabilização é uma etapa importante e deve sempre ser acompanhada por um técnico.

A impermeabilização de uma obra custa algo em torno de 1 a 3% do valor total desta, mas a falta dela pode gerar despesas bem mais altas em um curto espaço de tempo. É aconselhável sempre cotar e se informar sobre opções com os fornecedores de sua região para que a qualidade final e o custo em materiais fiquem dentro do planejado.